top of page

COMO NASCEMOS

A casa de Ana nasceu de um grande “sonho”:

Desde pequena desejava conhecer o Brasil, me conectar com as pessoas, suas regiões e histórias. Assim que pude, desbravei estradas e descobri uma riqueza cultural fascinante!  No fazer manual das comunidades que conheci, encontrei expressões da sua forma de viver e de se relacionar com a natureza do seu entorno. Percebi que cada objeto criado pelas mãos de alguém carrega um conjunto de hábitos, crenças e necessidades que fazem parte da história de vida de seu criador. Saberes e fazeres ricos em significados e que mereciam ser partilhados, revelados. 

Assim, após anos de exercício da profissão de arquiteta em Porto Alegre, e frequentando a ilha de Florianópolis nos finais de semana, as memórias destes encontros e aprendizados em forma de viagens reascenderam este propósito e me fizeram mudar o rumo. E em dezembro de 2011, firmei meus pés no bairro Campeche para começar a dar vida ao meu sonho. Seis meses depois, nascia a "Casa de Ana artesanatos", que abriu as suas portas ao público em junho de 2012.

 A LOJA

Foto de Samitaube🌱🙏🏻🌟 (14).jpg

De lá para cá, a Casa de Ana cresceu junto com as pessoas que caminharam com a gente. A loja matriz do Campeche se ampliou, ganhou novos espaços e, em um momento de amadurecimento, encontrou um novo lar: uma casa açoriana linda, no Novo Campeche, que passou a abrigar a nossa matriz.

A presença no bairro, no entanto, falou mais alto. Atendendo a um pedido carinhoso dos clientes antigos da região, a Casa de Ana reabriu no endereço original do Campeche em um formato menor e mais intimista. Hoje, seguimos com duas lojas, conectadas pela mesma essência e pelo mesmo cuidado.

Em 2023, nasceu também a Casa de Barro, no Ribeirão da Ilha — um espaço vivo de criação, onde produzimos cerâmica de referência cultural, recebemos escolas, realizamos oficinas e promovemos encontros que fortalecem o fazer manual e o aprendizado coletivo.

A Casa de Ana é feita de muitos projetos, encontros e trocas. Ao longo desses treze anos, construímos e mantemos uma rede com mais de 500 conexões entre artesãos, associações e cooperativas de todo o Brasil, sendo quase um terço delas catarinenses.

Hoje, representamos 24 estados brasileiros em um acervo de aproximadamente 5 mil objetos feitos à mão — peças que carregam histórias, territórios e saberes, e seguem encontrando novos caminhos através da Casa de Ana.

WhatsApp Image 2025-12-18 at 08.49_edite
WhatsApp Image 2025-12-18 at 08.57.34 (1).jpeg

Fonte: Acervo pessoal. Loja do Novo Campeche. Florianópolis - SC, 2024.

Também criamos o "AninhapeloBrasil" (www.aninhapelobrasil), um projeto que tem como protagonista uma boneca de pano que viaja pelo Brasil em busca de aventuras, saberes populares e histórias do nosso folclore para compartilhar. Por meio dele, desenvolvemos uma linha exclusiva de bonecos colecionáveis, brinquedos que contam histórias e uma ação social com uma comunidade da ilha. 

8 boneca aninha.png
10 bonecos colecionaveis.png

Fonte: Acervo pessoal. À direita a boneca Aninha, e a esquerda alguns dos bonecos colecionáveis. Florianópolis - SC, 2019

A Nossa Casa é feita de paixão e de histórias, e por isto cada peça do nosso acervo foi escolhida com zelo por meio de uma curadoria cuidadosa, diversificada e rica em brasilidades. 

 

Nosso propósito? Semear a arte e a cultura popular brasileira por meio da oferta de produtos, da valorização de seus produtos e suas histórias. Existimos para conectar você com o trabalho de artesãos e suas comunidades, disseminando seus saberes e fazeres de forma sustentável, ética, respeitosa e inovadora. 

d4057.jpg

Fonte: Acervo pessoal. 2019

ANA.jpeg

Vivencie conosco a riqueza dos objetos brasileiros feitos à mão.

Entre, se inspire e se conecte com a gente!

Um grande abraço,

Ana Paula Dreher - arquiteta, curadora e proprietária da loja.

bottom of page