COMO NASCEMOS

A casa de Ana nasceu de um grande “sonho”:

Desde pequena desejava conhecer o Brasil, me conectar com as pessoas, suas regiões e histórias. Assim que pude, desbravei estradas e descobri uma riqueza cultural fascinante!  No fazer manual das comunidades que conheci, encontrei expressões da sua forma de viver e de se relacionar com a natureza do seu entorno. Percebi que cada objeto criado pelas mãos de alguém carrega um conjunto de hábitos, crenças e necessidades que fazem parte da história de vida de seu criador. Saberes e fazeres ricos em significados e que mereciam ser partilhados, revelados. 

Assim, após anos de exercício da profissão de arquiteta em Porto Alegre, e frequentando a ilha de Florianópolis nos finais de semana, as memórias destes encontros e aprendizados em forma de viagens reascenderam este propósito e me fizeram mudar o rumo. E em dezembro de 2011, firmei meus pés no bairro Campeche para começar a dar vida ao meu sonho. Seis meses depois, nascia a "Casa de Ana artesanatos", que abriu as suas portas ao público em junho de 2012.

 A LOJA

7.jpeg

Fonte: Acervo pessoal. Loja do Campeche. Florianópolis - SC, 2019.

De lá para cá promovemos encontros, realizamos exposições, inauguramos a nossa filial no bairro Ribeirão da Ilha e ampliamos a loja matriz do Campeche. Ao todo, são dez anos de uma história que nos oportunizou criar e manter uma rede de mais de 420 conexões com artesãos, associações e cooperativas, dos quais quase 1/3 (112) são catarinenses. Atualmente, representamos 24 estados do Brasil em um acervo de aproximadamente 5 mil objetos produzidos artesanalmente.

Fonte: Acervo pessoal. Loja do Ribeirão da Ilha. Florianópolis - SC, 2019.

Também criamos o "AninhapeloBrasil" (www.aninhapelobrasil), um projeto que tem como protagonista uma boneca de pano que viaja pelo Brasil em busca de aventuras, saberes populares e histórias do nosso folclore para compartilhar. Por meio dele, desenvolvemos uma linha exclusiva de bonecos colecionáveis, brinquedos que contam histórias e uma ação social com uma comunidade da ilha. 

8 boneca aninha.png
10 bonecos colecionaveis.png

Fonte: Acervo pessoal. À direita a boneca Aninha, e a esquerda alguns dos bonecos colecionáveis. Florianópolis - SC, 2019

A Nossa Casa é feita de paixão e de histórias, e por isto cada peça do nosso acervo foi escolhida com zelo por meio de uma curadoria cuidadosa, diversificada e rica em brasilidades. 

 

Nosso propósito? Semear a arte e a cultura popular brasileira por meio da oferta de produtos, da valorização de seus produtos e suas histórias. Existimos para conectar você com o trabalho de artesãos e suas comunidades, disseminando seus saberes e fazeres de forma sustentável, ética, respeitosa e inovadora. 

d4057.jpg

Fonte: Acervo pessoal. 2019

ANA.jpeg

Vivencie conosco a riqueza dos objetos brasileiros feitos à mão.

Entre, se inspire e se conecte com a gente!

Um grande abraço,

Ana Paula Dreher - arquiteta, curadora e proprietária da loja.