COMO NASCEMOS

A casa de Ana nasceu de um grande “sonho”.

Desde pequena cultivava o desejo de conhecer o Brasil, me conectar com as pessoas, com as suas histórias, e com a diversidade cultura das regiões do país.  E quanto mais eu as conhecia, mais me apaixonava pela riqueza artística brasileira.

Essas lembranças tornavam-se cada vez mais vivas em mim, assim como a vontade de partilhar o legado artístico e cultural reconhecido no mundo todo, mas cujo acesso ainda se mostra restrito em nosso próprio país.

O artesanato é parte desse legado, e expressa a forma de viver de um povo ou região. Em cada peça há a impressão de um conjunto de saberes, de hábitos ou de crenças que fazem parte da história de vida do artesão.

Assim, após muitos anos exercendo a profissão de arquiteta em Porto Alegre, e frequentando a ilha de Florianópolis nos finais de semana, uma motivação interior me fez mudar o rumo. E em dezembro de 2011 firmava meus pés no bairro Campeche. 

Meu sonho começou a ganhar forma e vida e seis meses depois nascia a “Casa de Ana”, abrindo suas portas ao público em junho de 2012.

Fonte: Acervo pessoal. Matriz no bairro Campeche. Florianópolis – SC, 2013.
AS LOJAS

Fonte: Acervo pessoal. À esquerda, matriz no bairro Campeche e à direita, a filial no bairro Ribeirão da Ilha. Florianópolis – SC, 2019.

Fonte: Acervo pessoal. Vitrine da matriz no
bairro Campeche. Florianópolis – SC, 2020.

A “Casa de Ana” é feita de paixão e de histórias, pois cada peça foi escolhida buscando a representação da essência do seu artesão. Este zelo na seleção faz com que as peças sejam únicas e que componham um portfólio diversificado e exclusivo, fruto do labor cuidadoso e delicado de mãos anônimas e renomadas. Madeira, cerâmica, tecelagem, papel machê, funilaria, palha, vime, são alguns dos materiais dos artigos que dispomos, e este é um dos motivos pelos quais a loja se destaque.

São produtos tipicamente brasileiros, vindos de diferentes regiões do país.

A Casa de Ana é 100 % brasileira, uma grande família que se estabeleceu de conexões com centenas de artesãos que representam a arte e a cultura do nosso povo, e que ofertaram o produto de seu trabalho para ser apreciado e adquirido com o respeito que merecem.

São oito anos de história, que nos oportunizou uma rede de 428 artesãos, associações e cooperativas sendo que, destes, quase 1/3 (112) são catarinenses. Ao todo são 22 estados do Brasil representados em nosso espaço e um numero aproximado de 5 mil criações.  Nesse tempo também adotamos “Exuperrita”, uma mascote cujo nome faz referencia à história do Campeche.

 Fonte: Acervo pessoal. A mascote “Exuperrita”. Florianópolis - SC, 2019.

E não paramos por aí: nosso espaço físico no bairro Campeche ficou pequeno, o que nos conduziu para a inauguração da filial no bairro Ribeirão da Ilha, um cantinho charmoso e histórico que muito representa nossa personalidade.

Destacamos o ano de 2019, no qual criamos o “espaço semente”, um lugar para fazer germinar projetos, circular conhecimentos e gerar transformações sociais. 

Fonte: Acervo pessoal. Encontro com artesãos no Espaço Semente, Florianópolis - SC, 2019.

Fonte: Acervo pessoal. Filial no bairro Ribeirão da Ilha, Florianópolis - SC, 2019.

Fonte: Acervo pessoal. Matriz no bairro Campeche. Florianópolis – SC, 2019.

Além disso, ampliamos o espaço físico da loja (anexo ao mesmo prédio comercial) o qual se mostrava pequeno para acolher o acervo de produtos provenientes de expedições feitas do Norte ao Sul do país.

Mais um lugar, mais arte para compartilhar e muitas outras historias para contar.

Desenvolvemos eventos e cursos, promovendo encontros e troca entre as pessoas. Criamos dois lindos projetos, o “Aninha pelo Brasil” no qual a boneca de pano “Aninha” viaja pelo Brasil em busca de aventuras e saberes populares; e o “Bonecos colecionáveis”, que compõe uma coleção exclusiva em duas séries: personagens da ilha e folclore brasileiro.  

Fonte: Acervo pessoal. À direita a boneca Aninha, e a esquerda alguns dos bonecos colecionáveis. Florianópolis - SC, 2019

Tudo isso para você apreciar com detalhes e conforto a riqueza de nosso artesanato, num espaço multifuncional que difunde e reconhece a arte e a cultura brasileira.

A equipe Casa de Ana valoriza a sustentabilidade, a ética, o respeito, a inovação e a arte e, diariamente, trabalha para recepcionar seus clientes engajada  na representação destes valores. 

Vivencie conosco a beleza do nosso país através da arte expressa em cada produto e em cada história.

Vem com a gente!

Um grande abraço,

Ana Paula Dreher - arquiteta, curadora e proprietária da loja.

  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Pinterest

©2020 por Casa de Ana

Casa de Ana Ltda-ME. - CNPJ: 09.328.551/0001-53 - Av. Pequeno Príncipe, 971 Campeche, 88060-000

casadeana@casadeana.com.br- Telefone: (48) 3237-3406