Tempo de Advento

Tempo de Advento

 

Advento é uma palavra vinda do latim que significa “vinda, chegada” e nos remete as duas chegadas de Cristo à terra. A primeira em seu nascimento, quando anunciada pelo Anjo Gabriel, à Maria, que conceberia o filho de Deus.  A segunda é sua parusia, regresso para a salvação de todas as almas católicas no fim dos tempos.

O Advento é uma cerimônia para a preparação do Natal no seu significado católico, assim, seus primeiros relatos foram no século V, quando São Perpétuo, Bispo  de Tours, estabeleceu o jejum de 3 dias antes do nascimento do Senhor. São Gregório Magno foi o primeiro Papa a redigir um ofício para o Advento. No século IX a duração do Advento foi estabelecida em 4 semanas, e o jejum foi substituído por uma simples abstinência. Esta cerimônia, na Alta Idade Média, tinha a intenção de produzir nos fiéis uma grande expectativa pela vinda do Salvador. Podendo-se observar nas artes produzidas deste tempo, um grande vazio no trono do Cristo Pantocrator.

Para representar o Advento, foi criada uma coroa verde com fitas vermelhas e quatro velas. Este costume foi criado na Europa. Com o rigoroso inverno que enfrentam na época do Natal, os europeus acendiam as velas para iluminar e aquecer. Os missionários, afim de introduzir a religião aos pagãos trouxeram, juntamente com as velas, enfeites com simbologia e histórias sobre a chegada de Cristo e assim aquecê-los.

A guirlanda feita, normalmente de cipreste, de cor verde e forma circular, simboliza o infinito em sua forma, sem começo nem fim, formando um elo entre Deus e o homem. A cor verde nos traz esperança, vida. Em cima, são colocadas 4 velas. Cada uma acesa no domingo das quatro semanas que se seguem até o Natal. Acesas, de uma a uma, simbolizando o fim da escuridão e a alegria do nascimento de Cristo. É colocado um laço de fita vermelha que simboliza o amor de Cristo por seus fiéis.

Acender a vela requer um ritual em que a família se reúne ao redor da Coroa do Advento, reza agradecendo e pedindo a Deus pela chegada de Cristo, lê as passagens litúrgicas e cantam. Assim, na chegada da última vela, os cristãos estão em grande expectativa e felicidade para a chegada do Senhor.

Resgatando costumes e tradições culturais de todas as religiões, a Casa de Ana traz, este ano o Tempo do Advento, com início dia 29 de novembro e fim no dia do Natal. Nossas velas serão acesas e você pode participar! Venha na casa de Ana e participe de mais essa tradição. Esperamos você.

Envie seu comentário

* Nome, Email e Comentário é Obrigatório

Casa de Ana - Av. Pequeno Príncipe, 971 - Lj. 03 - Campeche - Florianópolis/SC