Exposição Capim Dourado na Casa de Ana

Do dia 02 de Outubro ao dia 04 de novembro, aconteceu aqui na Casa de Ana uma
exposição sobre o capim dourado e o Jalapão, local onde a tradição do artesanato
com este material se originou e até hoje é uma das principais fontes de renda das
famílias da região.

A exposição foi fruto de uma viagem da Ana pelo Jalapão em uma expedição realizada em conjunto com o Grupo AsCabras com apoio do SEBRAE Tocantins para participar da festa da colheita do capim dourado e também para conhecer este tão elogiado artesanato e suas artesãs de perto. Já falamos um pouco da expedição AQUI.

O capim dourado é uma sempre viva que nasce principalmente nas veredas do Jalapão. Ele só pode ser colhido durante dois meses no período de todo o ano, para garantir a sua preservação. A colheita do capim é totalmente manual, pois é preciso selecionar uma por uma as hastes que estão totalmente secas, e removê-las do solo com cuidado para não danificá-las. As hastes secas possuem a coloração dourada e não exigem nenhum tratamento para serem utilizadas para o artesanato. Após a extração do solo todas as flores são removidas das hastes, as mulheres então maceram com as mãos as sementes e às devolvem ao solo, fazendo uma espécie de replantio. Desta forma elas garantem que ainda haverá capim na vereda para a próxima temporada de colheita.

O capim colhido durante este período é armazenado e utilizado para o artesanato durante todo o ano.

A viagem pôde ser observada de perto por quem segue o nosso instagram e facebook, foram feitas postagens das novidades da viagem.

No Tocantins conhecendo um pouco mais da nossa arte do nosso povo e da nossa cultura e levar para Floripa.

Publicado por Casa de Ana em Sexta, 15 de setembro de 2017

 

 

Um pouco das águas do Jalapão #porondeandaaana #casadeana #tocantins #jalapao #brasil #ascabras #casadeananaestrada

Uma publicação compartilhada por Casa de Ana (@casadeanaartesanatos) em

 

A viagem da Ana ao Jalapão resultou em um combinado de histórias sobre a cultura, a natureza e o povo da região; em fotos que ilustram toda a beleza destes aspectos e em diversos artesanatos do material incrível que é o capim dourado.
Pensando na importância de difundir esta cultura tão importante para a preservação e valorização do capim dourado, de respeito à natureza, ao artesão e ao artesanato local, foi realizada a exposição Capim Dourado e Caminhos do Jalapão, com o objetivo de compartilhar com a comunidade todo este conhecimento adquirido durante a colheita do capim dourado.

Você pode ver todas as fotos e um pouco do que aconteceu por aqui durante a exposição na PÁGINA DO EVENTO!

O pessoal do SEBRAE Tocantins, que realizou um projeto com as artesãs de capim dourado, gostou tanto da proposta da exposição que até se prontificaram de vir até Florianópolis contar um pouco sobre esta experiência.

A roda de conversas foi um momento muito emocionante e demonstrou todo o amor e dedicação que foi inserido no Projeto Mulheres do Tocantins, que gerou muitos resultados para as comunidades atendidas em aspectos organizacionais, de transparência, qualidade, comunicação e sustentabilidade dos produtos, além do empoderamento das mulheres da região.

Aqui, segue uma palhinha de como foi.

             

Esta exposição é a primeira de muitas, resultado de um projeto em desenvolvimento pelo grupo Casa de Ana, o projeto “O Brasil descobrindo o Brasil”.

A nossa missão é difundir a arte e cultura brasileiras, buscando conhecer o artesão no seu ambiente de trabalho, a sua história, a sua técnica e a cultura do local onde acontecem as transformações, trazendo para a loja não apenas um objeto, mas uma peça recheada de histórias e cultura.

Um dos nossos focos é compartilhar as nossas vivências, trazendo para todos um pouco mais do nosso Brasil. Também temos como objetivo fazer com que mais brasileiros utilizem o Brasil no seu dia a dia buscando assim fortalecer verdadeiramente a nossa arte popular.

Muito obrigada por nos ajudar a cumprir nossa missão! E um muito obrigada especial para a Sonia Korte e a Ludmilla Matos pelo incrível trabalho e por compartilhar conosco um pouco dele!

Um Comentário

[…] E se quiser saber mais sobre a Exposição Capim Dourado, você pode acessar o post que fizemos sobre ela AQUI. […]

Envie seu comentário

* Nome, Email e Comentário é Obrigatório

Casa de Ana - Av. Pequeno Príncipe, 971 - Lj. 03 - Campeche - Florianópolis/SC